ECOGRAFIA GINECOLOGICA

/ECOGRAFIA GINECOLOGICA

Exame complementar de diagnóstico realizado para avaliação da morfologia pélvica, uterina, cervical e anexial (tubária ou ovárica) mediante a incidência de um feixe de ultrassons através de uma sonda abdominal ou endocavitária.

Trata-se um exame dinâmico, não invasivo, indolor e dependente do operador.
Permite o diagnóstico, vigilância clinica e orientação cirúrgica de patologias como: miomas uterinos, pólipos endometriais ou endocervicais, quistos do ovário, endometriose e patologia oncológica. A utilização da modalidade 3D/4D permite ainda o diagnóstico de malformações uterinas, útil na avaliação de situações de subfertilidade conjugal ou de aborto de repetição.

Está indicada numa avaliação preconcecional, em casos de dor pélvica crónica, hemorragia uterina anómala, amenorreia, subfertilidade conjugal, vigilância de dispositivos intrauterinos ou ESSURE, controlo de patologia uterina ou anexial conhecida.

Histerossonografia e HyCoSy
Modalidade de imagem que integra a realização de um exame ecográfico com a instilação de soro fisiológico ou de uma espuma (HyCoSy) no útero e trompas de falópio para avaliar a existência de patologia da cavidade endometrial ou atestar a permeabilidade tubária.
Está indicada no estudo de subfertilidade conjugal.