3. Resultado do cariotipo

/3. Resultado do cariotipo

3. Resultado do cariotipo

RESULTADO NORMAL

A maioria das grávidas que realiza uma BVC ou uma amniocentese tem um resultado normal e a gravidez decorre sem complicações. No entanto, um cariótipo normal não exclui a possibilidade de outro tipo de anomalia, nomeadamente estrutural. Por essa razão deve ser sempre realizado um estudo morfológico às 22 semanas; nalguns casos pode estar indicado outro tipo de exames para estudo do feto, por exemplo, ecocardiograma fetal.

RESULTADO ANORMAL

Numa minoria dos casos o resultado da BVC ou amniocentese pode ser anormal. Esse resultado pode estar associado a morte fetal ou neonatal, atraso mental ou diminuição de qualidade de vida. Noutros casos, o resultado não implica deficit cognitivo do comportamento ou da vida de relação.

Garantimos uma informação precisa acerca de anomalia e asseguramos eventual marcação com um especialista para aconselhamento.

Quando o casal decide continuar a gravidez, tentaremos mantê-los em contacto com grupos de suporte, de forma a melhorar o conhecimento da doença do seu filho e a poder trocar experiências com outros pais.

Nos casos em que optar pela interrupção da gravidez, asseguramos a referência para um Centro de Diagnóstico Pré-Natal, bem como um futuro aconselhamento genético.